Campanha #SPSEMFOGOS

Campanha #SPSEMFOGOS

Juntos, vamos garantir um final do ano feliz para os animais!


Nas festas de final do ano, todos nós queremos celebrar com as pessoas que amamos! Nesse momento de alegria, muitos acabam soltando fogos de artifício sem saber dos riscos e do sofrimento que pode causar.


“SP sem fogos” é uma campanha para conscientizar a população do Estado de São Paulo sobre esses problemas, que geram sofrimento em animais, pessoas neurodivergentes (autistas, por exemplo), idosos e pacientes internados em hospitais.


Nos ajude a levar essa mensagem adiante:


Baixe gratuitamente nosso cartaz!


Compartilhe nossas postagens do Instagram!


#SPSEMFOGOS






O que é SP SEM FOGOS?


“SP sem fogos” é uma campanha para conscientizar a população do Estado de São Paulo sobre os problemas que os fogos de artifício com estampido geram, se intensificando no período das festas de fim de ano. 


Por que essa campanha foi criada?


O Deputado Ricardo França criou a campanha ao perceber que, apesar da existência da lei proibindo a soltura de fogos, muitas pessoas ainda relatam ouvir altos barulhos de fogos, sobretudo nas festas de fim de ano.


Isso é um problema porque causa uma série transtornos para animais, pessoas neurodivergentes (autistas, por exemplo), idosos e pacientes internados em hospitais. Por conta de terem a audição mais sensível, os animais podem até mesmo morrer em situações nessas situações. 


Mas é proibido soltar fogos?


Sim! A soltura de fogos de artifício com estampido é proibida pela Lei Nº 17.389, de 28 de julho de 2021. Além da fiscalização dos órgãos responsáveis, a conscientização é fundamental para garantir que a lei seja cumprida.


Que problemas os fogos podem gerar?


Pessoas neurodivergentes, pessoas com autismo, idosos e pacientes internados em hospitais sofrem com o barulho altíssimo dos fogos, que pode gerar pânico e estresse em um nível perigoso.


Os animais, por conta de terem a audição mais sensível, podem até mesmo morrer nessas situações. O barulho pode levar a acidentes como fugas, atropelamentos, quedas, fraturas e até morte por ataques cardíacos ou parada cardiorrespiratória. Os animais silvestres também são afetados, sofrendo lesões e desorientação. 


Principais danos aos animais:


Audição e Estresse: Os animais (especialmente cães, gatos e aves) possuem audição muito sensível e interpretam o som dos fogos como uma ameaça, causando estresse prolongado, ansiedade e pânico. 


Comportamento de Fuga: O medo intenso pode fazer com que os animais tentem fugir, resultando em acidentes como atropelamentos (principalmente cães), quedas de janelas ou telhados (principalmente gatos), e batidas em portas de vidro. 


Problemas cardiovasculares: O estresse extremo pode desencadear crises de ansiedade, ataque cardíaco e até parada cardiorrespiratória, especialmente em animais com problemas pré-existentes. 


Danos físicos: Na tentativa de escapar, os animais podem sofrer cortes, fraturas, e lesões causadas por escorregões e objetos no caminho. 


Problemas digestivos: Em alguns casos, o estresse pode levar a sintomas como diarreia e vômito. 



Como participar da campanha?


É simples, basta nos ajudar a levar essa mensagem adiante! 


Você pode compartilhar esse site por whatsapp com seus amigos e familiares. Se tiver instagram, pode também repostar nossos materiais de conscientização, que estão sendo postados no perfil @fimdosmaustratos


Além disso, você pode fazer o download dos nossos cartazes, imprimir e colar no seu trabalho, na sua escola, na sua Igreja ou qualquer lugar que frequentar e que for autorizado a colagem.